quarta-feira, 20 de julho de 2011

Planos de Aula de Futsal.


FUTSAL

PLANO DE AULA-01

PARTE INICIAL

Alongamento: Alongamento de membros superiores, inferiores e grupos musculares.

Aquecimento: Labirinto

Alunos em coluna por três, com distância e intervalo de um braço aberto entre si. Posicionados para frente. Ao comando do professor "direita", giram para a direita com os braços abertos, dando as mãos. Ao comando de "esquerda," procedem da mesma forma anterior. Enquanto isso, um aluno é perseguido por outro, através dos corredores criados pelas mudanças de direção. Alternam-se os alunos.

PARTE PRINCIPAL

1-Os alunos estarão em pé, a bola de futsal deverá estar presa entre os pés. O aluno realizará pequenos saltitos com ambas as pernas, sem permitir que a bola escape.

2- Rolar a bola no chão, correr em direção a mesma a tentar pará-la, clocando um dos pés sobre ela, sem perder o equilíbrio.

3-Os alunos estarão de pé, com um dos pés apoiados sobre a bola. Movimentar a bola para frente e para trás, utilizando o solado do tênis, sem perder o contato coma a bola.

PARTE FINAL

Jogo das Profissões

Alunos em meio círculo, ajoelhados, o professor ao centro, com uma bola de meia na mão, que lançará em direção de um aluno, que dirá uma profissão. Exemplo: "Pintor" E aquele que receber a bola, imediatamente a devolvem ao professor, pronunciando o nome de um objeto ligado àquela profissão. Exemplo: "Pincel".

FUTSAL

PLANO DE AULA-02

PARTE INICIAL

Alongamento: Alongamento de membros superiores, inferiores e grupos musculares.

Aquecimento: Pontos cardeais

O Professor determina os pontos cardeais na quadra, em seguida os alunos correndo à vontade obedecem ao comando, e vão à direção Norte, Sul, Leste e Oeste.

PARTE PRINCIPAL

1-Os alunos sentados deverão deslizar a bola pelo o corpo e em torno dele.

2-Os alunos em pé devem quicar à bola no chão e rebatê-la com um dos pés. Em seguida, devem segura-la com as mãos.

3-Os alunos em pé, com um dos pés sobre a bola, deverão movimentá-la para frente e para traz utilizando o solado, sem perder o contato com ela.

PARTE FINAL

Inventando História

Aos alunos disposto em círculo, ajoelhados ou sentados. O professor apontar para os alunos e, nesta proporção, cada um terá participação na história, dando seqüência a mesma. Ex aluno I, “era uma vez” Aluno II “um cavalo”.

FUTSAL

PLANO DE AULA-03

PARTE INICIAL

Alongamento: Alongamento de membros superiores, inferiores e grupos musculares.

Aquecimento: Pega-pega com bola

Um aluno é escolhido para ser o pegador, ele terá que segurar a bola e encostar-se aos outros alunos, fazendo isso a bola fica com o outro aluno e ele terá que fazer o mesmo.

PARTE PRINCIPAL

1-Os alunos sentados devem semi-flexionar às pernas, com uma bola entre elas. Eles devem fazer com que a bola toque alternadamente nas faces internas dos pés.

2-Os alunos em pé devem rolar a bola, correr em sua direção e segurá-la com os pés.

3- Os alunos devem jogar a bola para o alto e rebate-la antes que ela caia no chão.

PARTE FINAL

Sentinela Noturna

Um aluno de olhos fechados, no centro do círculo a um sinal, os demais procuram aproximar-se dele, cautelosamente, sem fazer ruído, o aluno do centro, ao pressentir aproximação de alguém, aponta nessa direção, aquele que ele apontar ficar de fora.

FUTSAL

PLANO DE AULA-04

PARTE INICIAL

Alongamento: Alongamento de membros superiores, inferiores e grupos musculares.

Aquecimento: Gato e o Rato

Os alunos formam um circulo, onde um aluno será escolhido rato, o mesmo escolherá um colega para ser o gato onde o gato perseguirá o gato até o seu local de origem, estando salvo se não deixar o gato alcançar.

PARTE PRINCIPAL

1-Deslocar-se saltando com a bola presa entre os pés.

2-Deslocar-se conduzindo a bola sobre as linhas que demarcam o campo de jogo ou sobre as linhas traçadas com giz. Trabalhar a condução com o pé direito e com o esquerdo.

3-Deslocar-se conduzindo a bola e contornando os cones espalhados pelo espaço destinado á atividade.

PARTE FINAL

Ouvido Atento

Os alunos em meia-lua um deles, com os olhos fechados, ficam no centro os professore depois de fazê-lo girar algumas vezes em torna de si mesmo, aponta para determinados alunos que chamam o companheiro pelo nome, sem modificar a voz, para que este os identifique, caso reconheça a voz, troca de posição com o colega.

2 comentários:

  1. Muito bom, mas poderias ter posto os objetivos das atividades...

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